O ENFOQUE BUDISTA DA ESPIRITUALIDADE EM CHÖGYAM TRUNGPA RINPOCHE
2025; Volume: 7; Issue: 26 Linguagem: Português
10.32359/debin2024.v7.n26.p83-118
ISSN2595-2803
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoApoiado pelo desejo de retirar do silenciamento outras epistemologias, minoritárias, como as que foram forjadas nos contrafortes dos Himalaias, o presente texto pretende analisar o enfoque da espiritualidade do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, a fim de re-pensar a prática educativa ao alterar o modo de problematização da relação pedagógica educando-educador. Por meio de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, percebe-se que o enfoque da espiritualidade, desde a perspectiva de Chögyam Trungpa Rinpoche, configura-se como um exercício de arejamento das estruturas de dominação e rigidez sustentadas pelo modo neurótico de funcionamento do eu. A questão que a espiritualidade pretende inserir no campo educativo está baseada na capacidade de abrirmos um espaço de intercâmbio de posição, onde o eu, descentrado, transmuta a neurose para enxergar o mundo desde outros pontos de vistas.
Referência(s)