Artigo Acesso aberto

O ENFOQUE BUDISTA DA ESPIRITUALIDADE EM CHÖGYAM TRUNGPA RINPOCHE

2025; Volume: 7; Issue: 26 Linguagem: Português

10.32359/debin2024.v7.n26.p83-118

ISSN

2595-2803

Autores

Sidney Carlos Rocha da Silva,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Apoiado pelo desejo de retirar do silenciamento outras epistemologias, minoritárias, como as que foram forjadas nos contrafortes dos Himalaias, o presente texto pretende analisar o enfoque da espiritualidade do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, a fim de re-pensar a prática educativa ao alterar o modo de problematização da relação pedagógica educando-educador. Por meio de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, percebe-se que o enfoque da espiritualidade, desde a perspectiva de Chögyam Trungpa Rinpoche, configura-se como um exercício de arejamento das estruturas de dominação e rigidez sustentadas pelo modo neurótico de funcionamento do eu. A questão que a espiritualidade pretende inserir no campo educativo está baseada na capacidade de abrirmos um espaço de intercâmbio de posição, onde o eu, descentrado, transmuta a neurose para enxergar o mundo desde outros pontos de vistas.

Referência(s)