Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Impacto do LabEM na formação dos licenciandos em Matemática do IFRJ Campus Nilópolis

2025; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47207/rbem.v5i1.22637

ISSN

2675-5246

Autores

Aline Mendes Penteado Farves, José Carlos Gaspar, Marcelo Silva Bastos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LabEM) para a formação inicial do estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ. Para a produção dos dados dessa pesquisa, um formulário online foi aplicado a um grupo de estudantes desse curso de Licenciatura em Matemática, que atuaram como monitores do laboratório de ensino de Matemática ou em algum projeto desenvolvido em parceria com o laboratório. As respostas obtidas foram analisadas à luz das contribuições de pesquisadores do campo da Formação de Professores e da Educação Matemática. Um dos resultados obtidos aponta para a percepção dos participantes da pesquisa a respeito das contribuições do laboratório de ensino para o desenvolvimento pessoal e profissional dos licenciandos. Entendemos, a partir do relato dos alunos, que ter participado das ações desenvolvidas pelo laboratório de ensino contribuiu para a futura prática docente dos licenciandos. Ademais, os relatos dos licenciandos demonstram a importância de um laboratório de ensino para a formação inicial do professor de Matemática.

Referência(s)