Artigo Acesso aberto

Neurociência em contexto escolar: uma investigação do impacto da neurociência no aprendizado de estudantes

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/cuadv17n1-137

ISSN

1989-4155

Autores

Rafael Hendrick Freitas de Paula, Laerte Bezerra de Amorim, M. Ferreira, Fernando Gabriel dos Santos Santiago, A. D. Veiga, Pablo Rodrigues Nunes de Souza, Geovanna Barros Rocha, Selma Kazumi da Trindade Noguchi,

Tópico(s)

Neuroscience, Education and Cognitive Function

Resumo

A aplicação de princípios neurocientíficos no contexto educacional pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo intervenções mais eficazes e personalizadas. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de práticas pedagógicas baseadas em neurociência no aprendizado de estudantes de ensino médio em uma escola pública no município de Belém do Pará. A pesquisa seguiu os princípios éticos estabelecidos pela Declaração de Helsinque e pela Resolução CNS 466/12. Foram realizadas quatro estações temáticas abordando histologia, anatomia, fisiologia e mitos do sistema nervoso, com a participação de 30 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões sobre características sociodemográficas, percepção dos estudantes sobre as práticas pedagógicas de neurociência, experiências prévias com o tema e impactos da atividade no contexto escolar. A análise dos resultados indicou um aumento significativo no interesse e conhecimento dos alunos sobre neurociência, com 60% relatando impacto positivo no desempenho escolar. A maioria dos estudantes afirmou que a atividade contribuiu para a compreensão dos tópicos, especialmente em relação aos neuromitos. Conclui-se que a integração da neurociência no currículo escolar pode transformar a aprendizagem dos alunos, especialmente em regiões com acesso limitado à educação de qualidade, e que atividades como essa têm potencial para promover mudanças significativas no ensino e despertar novos interesses acadêmicos.

Referência(s)