Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O registro figural dinâmico e o desenvolvimento da visualização espacial

2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.144973

ISSN

1679-1916

Autores

Matheus Lucca de Rocco, Márcia Rodrigues Notare,

Tópico(s)

Historical Geography and Cartography

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como principal objetivo investigar como a mobilização de registros de representação semiótica pode contribuir para o desenvolvimento da visualização espacial e para a compreensão de objetos matemáticos no contexto da geometria espacial com estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico da pesquisa é a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval; os estudos sobre visualização espacial de Gutiérrez; e o estudo de registros figurais dinâmicos de Salazar e Almouloud. Apresentamos neste artigo a análise de uma das atividades, que aborda manipulação e visualização de seções planas no dodecaedro junto a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada de Canoas/RS. Os resultados apontam que o trabalho com registros figurais dinâmicos, no GeoGebra, auxiliou no reconhecimento e relacionamento de características dos objetos estudados, condição que favorece a compreensão e o desenvolvimento da visualização espacial.

Referência(s)
Altmetric
PlumX