O registro figural dinâmico e o desenvolvimento da visualização espacial
2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.144973
ISSN1679-1916
AutoresMatheus Lucca de Rocco, Márcia Rodrigues Notare,
Tópico(s)Historical Geography and Cartography
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como principal objetivo investigar como a mobilização de registros de representação semiótica pode contribuir para o desenvolvimento da visualização espacial e para a compreensão de objetos matemáticos no contexto da geometria espacial com estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico da pesquisa é a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval; os estudos sobre visualização espacial de Gutiérrez; e o estudo de registros figurais dinâmicos de Salazar e Almouloud. Apresentamos neste artigo a análise de uma das atividades, que aborda manipulação e visualização de seções planas no dodecaedro junto a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada de Canoas/RS. Os resultados apontam que o trabalho com registros figurais dinâmicos, no GeoGebra, auxiliou no reconhecimento e relacionamento de características dos objetos estudados, condição que favorece a compreensão e o desenvolvimento da visualização espacial.
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