Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino de Computação e a BNCC: Experiência sobre uma Formação para Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.144969

ISSN

1679-1916

Autores

Rogério Ferreira da Silva, Carlos Roberto Beleti, Maytê Gouvêa Coleto Bezerra,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de Computação na Educação Básica foi regulamentado no Brasil em 2022. Assim, iniciativas têm sido propostas para apoiar secretarias municipais e estaduais de Educação a instituir tal ensino nas escolas. Este trabalho apresenta o relato da experiência de um curso de formação para professores de Jandaia do Sul (PR), cujo objetivo foi, a partir de uma contextualização mais aprofundada da área da Computação, discutir a implementação de conteúdos e suas possibilidades didáticas para o trabalho com crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As conclusões mostraram que, de forma geral, os participantes avaliaram que a experiência serviu como uma formação introdutória na área, permitindo a elaboração de materiais que poderiam ser utilizados em aulas para o ensino de Computação na Educação Básica.

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