Ensino de Computação e a BNCC: Experiência sobre uma Formação para Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.144969
ISSN1679-1916
AutoresRogério Ferreira da Silva, Carlos Roberto Beleti, Maytê Gouvêa Coleto Bezerra,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO ensino de Computação na Educação Básica foi regulamentado no Brasil em 2022. Assim, iniciativas têm sido propostas para apoiar secretarias municipais e estaduais de Educação a instituir tal ensino nas escolas. Este trabalho apresenta o relato da experiência de um curso de formação para professores de Jandaia do Sul (PR), cujo objetivo foi, a partir de uma contextualização mais aprofundada da área da Computação, discutir a implementação de conteúdos e suas possibilidades didáticas para o trabalho com crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As conclusões mostraram que, de forma geral, os participantes avaliaram que a experiência serviu como uma formação introdutória na área, permitindo a elaboração de materiais que poderiam ser utilizados em aulas para o ensino de Computação na Educação Básica.
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