construção de uma ecovila como processo educador
2024; Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/remea.v41i3.17786
ISSN2318-4884
AutoresLorena Gebara Benetton, Marcos Sorrentino, Denise de La Corte Bacci, Isabela Kojin Peres,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoCom objetivo de colaborar com a produção de conhecimentos vivenciados na construção de uma ecovila, analisou-se como as práticas ecopedagógicas podem desenvolver uma comunidade que busca ser sustentável em um município em área de preservação de mananciais e remanescentes da Mata Atlântica. A abordagem qualitativa da pesquisa-ação, permitiu que a metodologia participativa fosse parte do processo de reflexão, análise e intervenção coletiva na busca de soluções para problemas reais. A partir do olhar sistêmico das ecopedagogias, identificou-se três categorias analíticas pós-interpretativas: o pertencimento, a coletividade e a participação. Os dados, resultantes do estudo de caso em triangulação com a revisão bibliográfica, discutiram caminhos participativos, emancipatórios e contínuos na promoção de espaços educadores como catalisadores de novos modelos de desenvolvimento sustentável local, em articulação com movimentos globais para a transição em direção a sociedades sustentáveis.
Referência(s)