Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ligações covalentes sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem: educação inclusiva para estudantes com deficiência intelectual

2025; CIG Media Group; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22201/fq.18708404e.2025.1.88262

ISSN

1870-8404

Autores

T. Soares, Clauber A. Zaniol, Denise L. C. Schlindwein, Jean-Paul Klein, Fátima Paixão, Romaica L. Bervian, Francine B. Takamoto, Márjore Antunes,

Tópico(s)

Inclusive Education and Diversity

Resumo

O ensino de química sob um olhar inclusivo visa possibilitar a aprendizagem por todos os estudantes considerando a diversidade existente em sala de aula. Uma estratégia que pode auxiliar nessa perspectiva refere-se ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), o qual norteou o presente estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores para o trabalho com turmas regulares de Ensino Médio que apresentavam estudantes com deficiência intelectual (DI). Cabe salientar que são escassos os estudos voltados ao desenvolvimento e utilização de recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Química para pessoas com DI. Dessa forma, o presente trabalho busca relatar o processo de elaboração e aplicação de um recurso didático tátil para o ensino de ligação covalente no Ensino Médio, bem como refletir acerca dessa experiência para a formação inicial de professores de Química.

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