Artigo Acesso aberto

UMA ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

2025; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51891/rease.v11i1.18027

ISSN

2675-3375

Autores

Luciano Gabriel dos Santos, Leonardo Furtado Coqueiro, Silvana Maria Aparecida Viana Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de atividades sobre a disciplina de matemática que auxilia no processo de aprendizagem dos alunos através de recursos feitos de material reciclável. Através de uma metodologia voltada ao ensino de matemática, foram feitos experimentos relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental II do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, escola estadual situada na cidade de São Luís do estado do Maranhão. Apresentou-se uma proposta pedagógica de trabalho em sala de aula com materiais concretos de fácil acesso e baixo custo a fim de facilitar o entendimento tornando-o mais dinâmico em sala de aulas. Foram trabalhados experimentos de Tangram, Torre de Hanói e Foguetes com garrafas pet, conforme aquilo que orienta a Base Nacional Comum Curricular e de acordo com as novas tendências de Educação Matemática, que ditam que se deve trabalhar a matemática de forma dinamica e inovadora.

Referência(s)