
Um jardim de infância para “treinamento das professoras”: as práticas docentes no jardim anexo à escola normal (Brasília, década de 1970)
2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 29; Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/129303
ISSN2236-3459
AutoresEtienne Baldez Louzada Barbosa,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoResumo Neste artigo o foco se volta para a constituição do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de Brasília (ENB) para as práticas engendradas pelas professoras, na década de 1970. Desde 1966 é possível encontrar a menção da construção da Escola Normal de Brasília no jornal Correio Braziliense, apontando a existência de uma creche, um jardim de infância e uma unidade maternal. Pouco se sabe sobre esses espaços pelos estudos que se voltaram para a história da educação em Brasília desde a constituição da capital, em 1960. Por meio do cotejamento de publicações científicas, pela perspectiva da Histórica Cultural, e documentos oficiais, notícias no jornal, e vestígios de práticas que também comparecem em cadernos de crianças que estiveram matriculadas nesse jardim, é possível apontar um diálogo entre as práticas docentes no Jardim de Infância da ENB e as que circulavam em manuais voltados para professoras do pré-escolar durante o período.
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