A intervençao na sé de viseu durante o período de sede vacante (1720-1741) no quadro do espírito barroco
2000; Catholic University of Portugal; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
ISSN
0872-0215
Autores Tópico(s)Historical and Religious Studies of Rome
ResumoSao muito raras as construcoes do periodo medieval que chegaram ate nos no seu estado puro no que concerne as suas componentes arquitectonica e decorativa. Na generalidade, ao longo dos seculos, as edificacoes foram sendo objecto de intervencoes, mais ou menos profundas, que alteraram a sua fisionomia primitiva. A fundamentacao para essas accoes entronca em diversas esferas de âmbito estetico e teologico, variando o seu peso consoante a especificidade dos casos. A Catedral de Santa Maria de Viseu tambem se insere nesta conjuntura. Construida nos seculos XIII-XIV, no decurso dos tempos foi conhecendo varias modificacoes. No entanto, foi no seculo XVIII, mais concretamente entre os anos de 1720-1738, que sofreu uma vasta accao de renovacao, particularmente no interior, que alterou completamente a sua imagem. Uma metamorfose que teve subjacente o espirito barroco coevo, nao congruente com a imagem estetica que o templo apresentava, justificando-se esta accao de modernizacao. No periodo subsequente a realizacao do Concilio de Trento, presencia -se uma intensificacao da utilizacao das potencialidades esteticas e simbolicas da producao artistica por parte da igreja Catolica. Esta evolucao resulta do por em pratica das orientacoes definidas na ultima sessao de referido Concilio, a vigesima quinta, intitulada Da Invocacao, Veneracao e Reliquias dos Santos, e das Sagradas Imagens, no sentido de se proceder a um reforco da instrumentalizacao da componente artistica com finalidades
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