Artigo Produção Nacional

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES (PDDT-VIVO) E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE SÃO PAULO (the master plan of transportation development (PDDT - VIVO) and the logistical planning of São Paulo)

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.4215/rm.v5i10.64

ISSN

1984-2201

Autores

Vanderlei Braga, Ricardo Castillo,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

Neste artigo propomos analisar o Plano Diretor de Desenvol-vimento dos Transportes (PDDT-Vivo 2000/2020), concebido pela Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de Sao Paulo, como expressao da busca incessante pela dinamizacao e expansao da logistica no territorio paulista e como e de uma demanda corporativa por maior fluidez nesse Estado. A ideali-zacao do PDDTVivo responde a uma demanda de rapido deslocamento no territorio nacional, criada pela unificacao dos mercados acompanhada de maior abrangencia de acao das firmas, fazendo com que as cidades que recebem as infra-estruturas propostas neste planejamento tornem-se atrativas para a instalacao de grandes empresas e de centros de distri-buicao. Dessa forma, procuramos confirmar a hipotese de que o planejamento dos transportes no Estado de Sao Paulo, atraves do PDDT-Vivo, constitui-se em acoes publicas (normas e intervencoes materiais) que colaboram para um uso corporativo do territorio, atendendo aos interesses de grandes empresas e grupos de distribuicao e de logistica. Palavras-chave : logistica, planejamento, competitividade territorial, fluidez territorial, territorio brasileiro; Sao Paulo. ABSTRACT The present work analyzes the Transports Development Plan (PDDT-Vivo 2000/2020) projects. It has been developed by the Transportation Department of the State of Sao Paulo as expres-sions of logistics expansion search and its technical and norma-tive aspects must be analyzed. We consider the logistics as a set of infrastructures, institutional and organizational aspects that provides competitiveness to a geographic compartment and to economic agents. We understand PDDT as a reaction to logistics demands, changing the merchandises distribution and circulation in Brazilian territory. It consists in public actions for a corporative use of the territory. As well, their implementation provides territorial competitiveness to the State of Sao Paulo so to attract private investments. Thus, we can question the real objectives of the PDDT actions and what are the agents, specially the big enterprises, which will take advantage of these actions. Key words : logistics, regional planning, territorial. competitiveness, circulation, Brazilian territory, Sao Paulo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX