Tecnologias digitais... histórias tradicionais: Ensino de História em tempos globais

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36449/rth.v12i1.1943

ISSN

1983-1463

Autores

Fernando Cesar Sossai, Geovana Mendonça Lunardi Mendes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Nos ultimos anos, diversos programas governamentais foram criados com o objetivo de inserir as chamadas “novas tecnologias” no cotidiano escolar. Aparelhos de televisao, DVDs Players e propagandeados microcomputadores, cada vez mais, adentram as salas de aula com a prerrogativa de que garantem a melhoria da qualidade do ensino e a entrada da cultura escolar num mundo moderno e globalizado. No bojo dessas politicas, a ciencia historica tem sido pedagogizada por tecnologias digitais supostamente capazes de produzir inovacoes curriculares indispensaveis aos tempos globalizados que vivemos. Diante disso, este artigo analisa o crescente processo de inclusao de tecnologias da comunicacao e informacao no ensino de Historia, atentando especialmente para os Kits Tecnologicos TV Escola, disponibilizados pelo Ministerio da Educacao as escolas publicas do Brasil. Nessa empreitada, transpomos as fronteiras teoricometodologicas do campo historiografico e dialogamos com pressupostos advogados por diversas disciplinas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX