Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Detecção e Correção Automática de Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos para Educação

2011; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2175-2745.19730

ISSN

2175-2745

Autores

Fabiano Dorça, Luciano Vieira Lima, Márcia A. Fernandes, Carlos R. Lopes,

Tópico(s)

Evolutionary Algorithms and Applications

Resumo

Um dos aspectos mais importantes em sistemas adaptativos para educaçãoé a capacidade de prover personalização de acordo com as necessidades específicasde cada estudante. Neste contexto, este trabalho apresenta uma abordagem promissorapara detecção e correção automática de estilos de aprendizagem (EA) baseadaem cadeias de Markov. A maioria dos trabalhos nesta área apresentam abordagenscomplexas e ineficientes em algum aspecto. Além disto, a abordagem apresentadaneste trabalho tem como vantagem tornar possível aos estudantes o desenvolvimentode novas capacidades cognitivas, sendo baseada na combinação de estilos de aprendizagem(CEA) e na correção dinâmica de possíveis inconsistências no modelo do estudante(ME), levando em consideração o forte aspecto não-determinístico do processode ensino-aprendizagem. Resultados promissores foram obtidos nos testes realizadoscom esta abordagem e são discutidos neste trabalho.

Referência(s)