Artigo Revisado por pares

O marketing turístico e o reposicionamento da imagem do Brasil no mundo: Uma análise do plano aquarela da embratur

2011; University of the Algarve - ESGHT - CIEO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2182-8466

Autores

Mariana Selister Gomes,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

portuguesEste artigo busca analisar o Plano Aquarela de Marketing Turistico do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) vinculado ao Ministerio do Turismo do Brasil. Utilizou-se, como metodologia, a analise de praticas discursivas, na qual imagens, textos e falas sao entendidos como componentes de uma ordem discursiva (Foucault, 2008) que tem efeito pratico. As tecnicas de coleta de dados foram: entrevistas em profundidade, analise documental do Plano de Marketing e de pecas publicitarias. O problema de pesquisa consiste em perceber se o marketing turistico esta ou nao contribuindo para um reposicionamento da imagem do Brasil no mundo. Parte-se de reflexoes sobre como a EMBRATUR foi uma das responsaveis pela consolidacao de uma imagem de Brasil como lugar erotico e exotico (Gomes, 2009), bem como, reflexoes sobre como, atualmente, o Estado Brasileiro busca construir uma outra imagem (Reis, 2010). As conclusoes apontam que o Brasil nao quer mais mostrar-se exotico-erotico, pretende tornar-se uma potencia emergente, um pais moderno, mas com suas particularidades, com sua brasilidade. Esse e o discurso que prevalece no Plano Aquarela e na Marca Brasil que resultou do Plano. Foi possivel perceber que o marketing turistico esta colaborando no reposicionamento da imagem do Brasil no mundo. EnglishThis paper analyzes the Aquarela Plan of Tourism Marketing of the Brazilian Tourism Institute (Embratur) under the Ministry of Tourism of Brazil. The methodology used was the analysis of discursive practices, in which images, texts and speech are understood as parts of a discursive order (Foucault, 2008) that has a practical effect. The techniques used for data collection were: in-depth interviews and document analysis of the marketing plan and advertising pieces. The research problem is identifying whether the tourism marketing has been contributing to repositioning of Brazil's image in the world. It is argued that EMBRATUR was one responsible parties in the consolidation of an image of Brazil as an exotic and erotic place (Gomes, 2009). Currently, the Brazilian state seeking to build another image (Reis, 2010). The findings show that Brazil no longer wants to portrayed exotic-erotic country. The country intends to become an emerging power, a modern country, but with its peculiarities, with his Brazilianness. This is the discourse that prevails in the Aquarela Plan and in the Brazil Brand. It was possible to notice that the tourism marketing is working on repositioning the image of Brazil in the world.

Referência(s)