Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34024/rbecotur.2010.v3.5872
ISSN1983-9391
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA proposta deste trabalho é apresentar as Unidades de Conservação em regiões metropolitanas como relacionadas a ambientes diversos em um mesmo espaço: o núcleo protegido e seu entorno. Ainda, oferecer possibilidades para a abordagem de duas proposições antagônicas em Educação Ambiental, uma identificada como crítica, popular e transformadora; outra afeta a ações comportamentalistas com apelo a mudanças individuais. A discussão promovida no texto se pauta por apresentar o debate acerca do modelo de unidades de conservação no Brasil, as diferenças entre as perspectivas conservadora e emancipatória da Educação Ambiental e a ideia do turismo como recurso pedagógico, tendo como contexto o referido espaço que guarda dois ambientes em conflito: a preservação dos recursos naturais e a tensão resultante da expressão socioespacial de uma sociedade estratificada.
Referência(s)