Artigo Acesso aberto

Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/rbecotur.2010.v3.5872

ISSN

1983-9391

Autores

Rodrigo Machado,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar as Unidades de Conservação em regiões metropolitanas como relacionadas a ambientes diversos em um mesmo espaço: o núcleo protegido e seu entorno. Ainda, oferecer possibilidades para a abordagem de duas proposições antagônicas em Educação Ambiental, uma identificada como crítica, popular e transformadora; outra afeta a ações comportamentalistas com apelo a mudanças individuais. A discussão promovida no texto se pauta por apresentar o debate acerca do modelo de unidades de conservação no Brasil, as diferenças entre as perspectivas conservadora e emancipatória da Educação Ambiental e a ideia do turismo como recurso pedagógico, tendo como contexto o referido espaço que guarda dois ambientes em conflito: a preservação dos recursos naturais e a tensão resultante da expressão socioespacial de uma sociedade estratificada.

Referência(s)