Artigo Revisado por pares

MUDANÇA NOS SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO: FACTORES POTENCIADORES E INIBIDORES EM HOTÉIS DE CINCO ESTRELAS

2011; University of the Algarve - ESGHT - CIEO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2182-8466

Autores

Catarina Rosa Nunes, Maria Machado,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

portuguesO presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre a mudanca nos sistemas de controlo de gestao dos hoteis de 5 estrelas em Portugal continental. Como objectivos mais especificos podem-se definir os seguintes: identificar os principais factores que dao origem a mudanca; identificar os inibidores dessa mesma mudanca. Para atingir estes objectivos foi realizado um questionario a 45 dos 52 hoteis de cinco estrelas em Portugal continental. Foi encontrada uma relacao estatisticamente significativa entre a mudanca e a dimensao do hotel, no sentido de que a mudanca foi mais frequente nos maiores hoteis. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que os principais factores impulsionadores da mudanca sao a necessidade sentida por parte da gestao de melhorar tanto ao nivel da eficiencia como da produtividade. De um modo geral podemos salientar que nao foi destacado nenhum factor como sendo muito importante ou importante para a inibicao da mudanca do controlo de gestao, os factores que foram apontados como sendo de importância media estao relacionados com a satisfacao com os sistemas actualmente utilizados, e com a incompatibilidade da mudanca com outros sistemas e praticas ja existentes no hotel. EnglishThis paper aims to contribute to knowledge about the change in management control systems of 5 star hotels in mainland Portugal. More specific objectives can be defined as follows: to identify the main factors leading to change, to identify inhibitors for change. To achieve this objective a questionnaire was administered to 45 of the 52 five-star hotels in mainland Portugal. We found a statistically significant relationship between change and the size of the hotel, in the sense that the change was more common in larger hotels. The results allow us to conclude that the driving forces of change are the need felt by the management to improve both the level of efficiency and productivity. In general we note that no factor was highlighted as very important or important to the inhibition of the change of management control, factors that were identified as being of average importance are related to satisfaction with the systems currently used and the incompatibility of change with other systems and existing practices in the hotel.

Referência(s)