
IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: SEUS ENSINAMENTOS, SUA PEDAGOGIA... (pictures in geography textbooks: their lessons, their pedagogy…)
2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Inglês
10.4215/rm.v2i4.148
ISSN1984-2201
Autores Tópico(s)Geography Education and Pedagogy
ResumoEste estudo realiza uma leitura sobre o significado de ser pais ;;desenvolvido;; e ;;subdesenvolvido;;, nas imagens inscritas nos livros didaticos de Geografia do ensino fundamental. Ele se inscreve no terreno das discussoes que examinam as relacoes entre poder e producao de significados, ancorada em ferramentas teoricas da Geografia Cultural. A investigacao demonstra que essas invencoes identitarias produzem significados por meio de varios referentes. A problematizacao e a discussao desenvolvida permitiram evidenciar existir regularidade na maneira de produzir as identidades. Tambem demonstram serem as identidades posicionadas com significados fixos, cristalizados e universais, predominando uma homogeneizacao de sentido. As diferencas entre as identidades sao produzidas em diversas dimensoes e constantemente alteradas, mas sempre seguindo uma politica interessada em permitir serem posicionadas como distintas. Pelas diferencas, as identidades sao definidas e classificadas, autorizando e legitimando uma hierarquia territorial binaria entre elas. Palavras chave : Livro didatico de Geografia, imagens, identidade. ABSTRACT This study makes a reading on the meaning of being ‘developed’ and ‘underdeveloped’ country, in images in primary school Geography textbooks. It is inscribed in the discussion field which look at relationships between power and meaning production, anchored in theoretical tools from Cultural Geography. Investigation shows that these identity inventions produce meanings through various references. The problematization and developed discussion made it possible to show that there is regularity in the way identities are produced. They also show that identities are positioned with fixed, crystallized and universal meanings, a homogenisation of meanings being predominant. Differences among identities are produced in various dimensions and constantly changed, but they are always following politics interested in positioning them as different. Identities are defined and classified according to differences, authorising and legitimating a binary territorial hierarchy among them. Key words : Geography books, imagery, identity.
Referência(s)