Escolarização e conhecimento de matemática desenvolvido no contexto do jogo do bicho.

1987; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 61 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Nadja Acioly-Régnier, Analúcia D. Schliemann,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Estudo com criancas e adultos tem demonstrado que o conhecimento matematico pode desenvolver-se independentemente do ensino escolar. No entanto, os limites e o poder desse conhecimento nao sao ainda conhecidos. Alem disso, sua relacao com a matematica formal adquirida na escola ainda nao e clara O presente estudo analisou o uso e a compreensao de matematica entre cambistas do jogo do bicho que tinham de zero a 11 anos de frequencia a escola. Na primeira fase do estudo, 20 cambistas que trabalham na cidade de Recife foram observados enquanto lidavam com, pelo menos, dez clientes diferentes, calculando o valor a ser pago para varias apostas. Na segunda fase, cada um deles foi submetido a tres series de problemas semelhantes aos encontrados no trabalho, mas que envolviam numeros diferentes, questoes formuladas diferentemente e conteudos diferentes, e a uma entrevista sobre sua compreensao quanto aos aspectos probabilisticos e quanto a estrutura do jogo. Os resultados sugerem que, embora o conhecimento matematico possa desenvolver-se independentemente do ensino da escola o uso desse conhecimento fora das situacoes especificas de trabalho parece depender da experiencia escolar. A contribuicao da instrucao escolar nao parece limitar-se ao uso de tecnicas especificas e algoritmos, mas envolve uma habilidade mais geral para analisar e compreender as relacoes entre os elementos envolvidos no jogo como modelos matematicos aplicaveis a outros conteudos e situacoes.

Referência(s)