ANIMAÇÃO TURÍSTICA COMO FATOR IMPLÍCITO DA PROCURA TURÍSTICA
2013; University of the Algarve - ESGHT - CIEO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2182-8466
AutoresElsa Tavares Esteves, Paula Odete Fernandes, Carla Pinto Cardoso,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoEnglishThis study intends mainly to verify whether entertainment, as a component of the existing supply in the region of Alto Tras-os-Montes, with its unique and singular characteristics, may be associated with several factors influencing the visitors’ choice of destination. Note that regarding entertainment studies in Portugal, the approach is based on the importance of entertainment, its objectives, modalities, contribution to increased rates of occupation of a region, on the entertainment tourist and on companies of entertainment. Therefore, we aim at fostering the development of this theme, linking it to the decision making process of tourism consumption. The relevance associated with this study involves the analysis of a region consumer behaviour, as there are no studies of this nature and no practical utility for the development of the activity sector. The research results may contribute to a reclassification of political intervention in the system of tourist attraction due to the relationship established between the consumption and the activities produced by the public and private companies of the tourism sector in the region. portuguesO principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animacao turistica, como uma componente da oferta existente na regiao de Alto Tras-os-Montes, com as suas caracteristicas unicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleicao do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da tematica da animacao turistica, a abordagem assenta na importância da animacao turistica, suas finalidades, modalidades, contribuicao para o aumento das taxas de ocupacao de uma regiao, o animador turistico e as empresas de animacao turistica. Neste sentido, pretende-se impulsionar o desenvolvimento desta tematica, associando-a ao processo de tomada de decisao do consumo turistico. A relevância associada a este estudo passa pela analise do comportamento do consumidor turistico de uma regiao, sobre a qual nao existem estudos desta natureza e o caracter pratico utilitario para o desenvolvimento do setor de atividade. Os resultados da investigacao poderao contribuir para uma requalificacao das politicas de intervencao no sistema de atracao turistico, pela relacao que se estabelece entre o consumo e as atividades produzidas, por parte dos agentes publicos e privados do setor turistico da regiao.
Referência(s)