
Uso de jogos casuais em celulares por idosos: um estudo de usabilidade
2013; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13037/ras.vol9n1.88
ISSN2179-2518
AutoresLuana Giovani Noronha de Oliveira Santos, Lucila Ishitani, Cristiane Neri Nobre,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoNo mundo, a populacao de idosos tem aumentado expressivamente. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografiae Estatistica, em 2010, os idosos representavam 10,5% de toda a populacao brasileira, o correspondente a mais de20 milhoes de pessoas. Com essa populacao de idosos, torna-se cada vez mais necessario oferecer opcoes de lazere aprendizagem continua, voltados para eles. Este artigo apresenta um levantamento bibliografico sobre heuristicasde usabilidade para avaliar jogos casuais e jogos para dispositivos moveis, no contexto de usuarios idosos. Tambemapresenta o resultado de uma avaliacao de usabilidade de jogos casuais em smartphones, realizada com idosos de 60a 82 anos. Cada idoso que participou do teste utilizou cinco jogos casuais, instalados em um smartphone, e entao respondeua questionarios. O conteudo dos questionarios teve base no conjunto de heuristicas obtido por meio da analisee organizacao das diretrizes existentes na literatura, acrescido de outras diretrizes propostas pelos autores. O objetivodo estudo foi avaliar se o conjunto de heuristicas usado e valido para verificar a usabilidade de jogos casuais em dispositivosmoveis, com foco em idosos. Os resultados apontam a necessidade de ajustes na interface de jogos casuaisem dispositivos moveis, para serem utilizados por idosos bem, como a necessidade de explorar mais esse assunto.
Referência(s)