Artigo Revisado por pares

Implantação do serviço de Atenção Farmacêutica na Farmácia Popular do Brasil: um estudo piloto

2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2179-443X

Autores

Patrícia Melo Aguiar, Blície Jennifer Balisa-Rocha, Divaldo Pereira de Lyra,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar os indicadores deestrutura e processo empregados na implantacao do servico de Atencao Farmaceutica na rede Farmacia Popular do Brasil. Para tanto, um estudo piloto descritivo e avaliativo foi conduzido em novembro de 2009 em uma filial da rede Farmacia Popular do Brasil em AracajuSE. Os indicadores de estrutura e de processo foram avaliados por meio da aplicacao da versao modificada do instrumento Behavioural Pharmaceutical Care Scale. Esta ferramenta foi composta de 34 itens distribuidos em 14 dominios, com escore minimo de 16 e maximo de 175 pontos. Cada dominio foi avaliado por duas farmaceuticas-pesquisadoras (autorelato) e por dois farmaceuticos-auditores (observacao direta). A pontuacao media geral dos avaliadores foi de 144,25 ± 6,75, com variacao de 138 a 153 pontos. Todos os dominios relacionados a estrutura do servico e a maioria do processo apresentaram escores elevados (≥ 80%). As principais falhas foram detectadas no dominio referencia a outros profissionais de saude (56,3%), sobretudo, no encaminhamento a outros farmaceuticos 1,00 ± 0,00 (0,0%) e no envio de cartas ao medico 1,50 ± 0,58 (12,5%). Os resultados apontam que estrutura e processo empregados neste estudo piloto mostraramse satisfatorios, indicando o potencial do servico de Atencao Farmaceutica adotado para contribuir na elaboracao de um modelo de implantacao deste servico para a rede Farmacia Popular do Brasil. No entanto mais estudos sao necessarios. Palavras-chave: Atencao farmaceutica. Farmacias. Indicadores de Qualidade em Assistencia a Saude. Estrutura de servicos. ABSTRACT Evaluation of structure and process indicators at a pharmaceutical care service of a drugstore chain in Brazil: A pilot study The aim of the present study was to evaluate indicators of the structure and process used in the implantation of a pharmaceutical care service of the drugstore chain People’s Pharmacy of Brazil. A descriptive, evaluative study was conducted in November 2009 at a branch of the People’s Pharmacy of Brazil in the city of Aracaju (state of Sergipe). Structure and process indicators were evaluated by applying the modified version of the Behavioral Pharmaceutical Care Scale, which is composed of 34 items divided among 14 subscales, the score of which ranges from 16 to 175 points. Evaluations were performed by two pharmacist researchers (self-reports) and two pharmacist auditors (direct observations). The overall mean score attributed by the evaluators was 144.25 ± 6.75 (range: 138 to 153). All subscales related to the structure of the service and most of the subscales related to the process achieved high scores (≥ 80%). The main flaws regarded referrals and consultations with other health professionals (56.3%), especially referrals to other pharmacists (1.00 ± 0.00; 0.0%) and sending letters to doctors (1.50 ± 0.58; 12.5%). The findings of this pilot study demonstrate satisfactory structure and process, indicating the potential of the pharmaceutical care service to contribute to the development of a model for the deployment of this service to other branches of the People’s Pharmacy of Brazil. However, further studies are needed. Keywords: Pharmaceutical care. Pharmacy/quality indicators. Pharmacy/services structure. Pharmacy/process.

Referência(s)