Artigo Revisado por pares

Evaluation of a program of formation of young entrepreneurs in family agriculture - the case PROJOVEM.

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 56; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2177-3491

Autores

Solange Tola Delfini, José T.A. Oliveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Evaluation of a program of formation of young entrepreneurs in family agriculture – the case PROJOVEM The professional formation of youth from family agriculture has been proved to be a significant strategy in processes of rural development, mainly when it is inserted in the network of institutions of support to family agriculture, strengthening the actions of technical assistance and agricultural extension, signaling parameters for public policies, drawing research demands and encouraging farmers’ organization. The analysis of this type of programs becomes important for the establishment of parameters for the evaluation of conception, implementation and monitoring of public policies adressed toward the sustainable agricultural development. This article presents the analysis of a program of formation of young entrepreneurs in family agriculture – Projovem –,aiming at defining criteria to assist new strategies of rural professionalization as well as establishing a procedure for analyses of other programs/projects of similar nature. Within this scope, it presents: i) a comparative analysis of the performance of the Program ii) an evaluation of the Projovem Program from the perception and Recebido para publicacao em novembro de 2008 e aprovado em agosto de 2009 1 Parte da dissertacao apresentada pela primeira autora a Faculdade de Engenharia Agricola/UNICAMP para obtencao do titulo de Mestre. 2 Engenheira-Agronoma, Mestre. Assistente-Tecnica do Centro Paula Souza, Pca. Cel. Fernando Prestes, 74, 01124-061 Sao Paulo, SP. Brasil. solange_tola@yahoo.com.br 3 Engenheira-Agronoma, Doutora. Profissional de pesquisa da Faculdade de Engenharia Agricola/UNICAMP, Av Cândido Rondon, 501, 13083-875 Campinas, SP. Brasil. julieta@feagri.unicamp.br Solange Tola Delfini2, Julieta Teresa Aier de Oliveira3 Agricultura familiar e empreendedorismo: analise e avaliacao do programa de formacao de jovens empresarios rurais (PROJOVEM)1 A formacao profissional de jovens oriundos da agricultura familiar tem se mostrado uma estrategia significativa nos processos de desenvolvimento rural, principalmente quando se insere na rede de instituicoes de apoio a agricultura familiar, fortalecendo as acoes de assistencia tecnica e extensao rural, sinalizando parâmetros para politicas publicas, desenhando demandas de pesquisa e estimulando a organizacao dos agricultores. Analisar programas dessa natureza torna-se importante para o estabelecimento de parâmetros avaliadores da concepcao, implementacao e acompanhamento de propostas voltadas para o desenvolvimento rural sustentavel. Este artigo apresenta a analise de um programa do governo do Estado de Sao Paulo, o Projovem – Programa de Formacao de Jovens Empresarios Rurais, visando a definicao de criterios que possam subsidiar novas estrategias de profissionalizacao rural, bem como sugerir procedimentos de analise de iniciativas similares. Neste escopo, traz: i) analise comparativa do desempenho dos nucleos do programa e ii) avaliacao do programa a partir da percepcao e de descritores definidos por seus protagonistas. Os resultados levam a concluir que metodos de avaliacao de programas de formacao inseridos no contexto do desenvolvimento sustentavel devem ser compostos por analises quantitativas associadas a estrategias diferenciadamente qualitativas e participativas, a fim de que o processo de analise subsidie o desenho e a implantacao de novas politicas publicas. Palavras-chave: Desenvolvimento rural sustentavel, educacao de jovens, avaliacao de projetos, grupo focal. 720 Solange Tola Delfini & Julieta Teresa Aier de Oliveira Rev. Ceres, Vicosa, v. 56, n.6, p. 719-729, nov/dez, 2009 INTRODUCAO Somente nas ultimas decadas e que a agricultura familiar, setor estrategico para a consolidacao de um modelo de desenvolvimento rural inclusivo economica e socialmente, passou a ser objetivo de politicas publicas dirigidas ao seu fortalecimento, especialmente o credito agricola. Todavia, existem outros aspectos fundamentais para esse fortalecimento, dos quais destaca-se o sistema educacional que, historicamente, nao identifica as especificidades do contexto rural, deixando de preparar jovens conscientes de sua realidade e com atitude e instrumental necessarios para assumirem a propriedade familiar de maneira a incrementar e diversificar suas atividades, agregando valor e garantindo melhor qualidade de vida ao grupo. Segundo Souza (2005), pode-se afirmar que o lugar da Educacao Rural no processo de formacao economica e social brasileira articulou-se ao projeto de modernizacao conservadora, que visava a subordinacao do campo ao processo de urbanizacao-industrializacao; a regulamentacao das relacoes sociais de producao no campo aos moldes do capitalismo; a homogeneizacao economica do territorio nacional, eliminando as grandes desigualdades regionais; e a adaptacao da populacao rural aos preceitos da cultura moderna. Ademais, Willis (1991) ao estudar trabalhos academicos que analisavam, discutiam ou avaliavam as condicoes gerais do ensino e da aprendizagem na escola rural conclui que a educacao rural apresenta problemas graves de origem; ou seja, planejada a partir da escola urbana, a escola rural parece tao alienada do seu meio quanto o sao tambem as escolas urbanas para as classes populares. Alem da educacao, tambem os programas de assistencia tecnica e extensao rural (Ater) durante decadas nao consideraram o jovem como ator fundamental dos processos de reproducao da agricultura familiar, excecao feita a dois periodos: nos primordios da extensao rural no Brasil (anos de 1950), quando, sob forte influencia do modelo “humanista-assistencialista” norte-americano (Rodrigues, 1997), os jovens foram incentivados a participar dos Clubes Juvenis Rurais 4-S (Saude, Servir, Sentir, Saber) na perspectiva da promocao da “melhoria das condicoes economicas e sociais da vida rural”, por meio da educacao informal (Bergamasco, 1992), e, mais recentemente, com a implantacao de alguns programas derivados da politica de credito a agricultura familiar, mais especificamente o Pronaf Jovem4. Dessa forma, os jovens sao compelidos a abandonar o campo na busca de emprego e renda nos centros urbanos, que, frequentemente, nao tem mercado de trabalho suficiente para assimila-los. Sabe-se que as causas da migracao campo-cidade transcendem as questoes objetivas de trabalho e renda, envolvendo outros determinantes e motivacoes subjetivas de como os jovens examinam a sua realidade, como percebem o seu mundo e como significam a si mesmos, aos outros e as suas acoes (Abramovay, 1998; Andrade, 1998; Carneiro, 1998). Por outro lado, a reducao da presenca de jovens no campo pode se tornar um serio problema, como se observa no Estado de Santa Catarina, onde mais de10% das familias hoje dedicadas a agricultura familiar nao tem sucessores (Silvestro et al., 2001). Conscientes da importância da agricultura familiar na construcao de uma nova estrutura social, tanto governo como sociedade civil tem investido em iniciativas que tenham por principio a ampliacao de oportunidades para uma populacao que necessita ser incluida no processo de desenvolvimento nacional. E consensual nesses programas a necessidade de gerar empregos e renda, preservar a cultura local e ter o territorio ocupado de forma a garantir a sua utilizacao pelas futuras geracoes. A formacao profissionalizante de jovens oriundos da agricultura familiar na busca de sua efetiva insercao no mercado de trabalho tem sido a estrategia adotada por diferentes programas direcionados ao desenvolvimento rural. Na maioria das vezes, esses programas aliam-se a rede de instituicoes de apoio a agricultura familiar menos descriptors defined by its protagonists. The results lead to the conclusion that evaluation methods of training programs within the sustainable development context must consist of quantitative analysis associated with different qualitative and participative strategies, so that the review process subsidize the design and implementation of new public policies .

Referência(s)