Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experiências de ensino no estágio supervisionado e autoeficácia para ensinar Educação Física na escola

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/reveducfis.v26i2.24762

ISSN

1983-3083

Autores

Roraima Alves da Costa Filho, Roberto Tadeu Iaochite,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

As experiências de ensino durante o estágio curricular supervisionado desempenham um papel importante na formação de futuros professores. Contudo, a maneira como influenciam a crença de autoeficácia docente desses estudantes ainda é pouco conhecida. O objetivo deste estudo foi compreender como se constitui a crença de autoeficácia para o ensino da Educação Física na escola de estagiários em fase final de formação, por meio de análise documental de portfólios reflexivos. A investigação revelou que os autores dos portfólios se perceberam capazes para ensinar Educação Física após o estágio. As experiências de regência, seguidas pela persuasão social, foram as fontes de autoeficácia mais citadas. Promover o conhecimento sobre as crenças ligadas ao ensino, em especial a de autoeficácia, pode favorecer a reflexão de futuros professores sobre a própria capacidade, e também sobre competências e estratégias que deverão desenvolver no exercício da docência, considerando os desafios presentes nesse processo.

Referência(s)