
ESCOLA E MUSEU DE ARTE: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DAS CRIANÇAS
2005; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresMaria Teresa Jaguaribe Alencar de Moura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo procura refletir sobre a relacao das escolas com os museus de arte e defender a parceria como ferramenta fundamental para a formacao cultural e artistica das criancas. Tem origem numa pesquisa realizada em museu de arte focando as criancas, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao programa educativo, e os profissionais responsaveis por esse atendimento. A partir da observacao direta de registros escritos e de imagens, a pesquisa buscou conhecer e compreender as interacoes entre criancas, jovens, adultos e obras de arte no espaco do museu e refletir sobre essas interacoes no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estetica e da capacidade de apreciacao critica. Reconhecendo a infância como uma construcao social e compreendendo as criancas e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teorico da Sociologia da Infância, na filosofia antropologica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretacao.
Referência(s)