Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mundo Radial e o cancioneiro folclórico nos tempos de Perón

2015; Centre de Recherches sur les Mondes Américains; Linguagem: Português

10.4000/nuevomundo.68075

ISSN

1626-0252

Autores

Tânia da Costa Garcia,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A institucionalização do cancioneiro folclórico como a mais genuína expressão da canção popular argentina resultou da articulação e negociação entre, basicamente, três setores dessa sociedade, qual seja, o governo, o movimento folclorista e os artistas ligados ao folclore – incluindo, nesse último caso, as interferências do mercado. Tais grupos a partir de seu lugar social irão negociar a produção, a circulação e o consumo desse repertório com vistas a conquistar um público amplo e diversificado. Nesse artigo, nossa intenção é mapear e analisar, elegendo como objeto e fonte principal a revista Mundo Radial, como esses três segmentos irão operar conjuntamente a tradicionalização do cancioneiro folclórico ou, em outras palavras, sua consagração como uma das representações da identidade nacional argentina. O lugar ocupado pelos meios de comunicação de massa na política peronista e na formatação e propagação do cancioneiro merece aqui atenção especial.

Referência(s)