ENCONTROS INTERCULTURAIS, HIBRIDAÇÕES E PÓS-MODERNIDADE

2010; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2177-5788

Autores

Maria Lúcia Castagna Wortmann,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A partir da focalizacao de tres situacoes relacionadas ao campo das Artes, o texto aborda conceitos tais como Encontros interculturais e Hibridacao, no contexto da cultura da pos-modernidade. Tais conceitos foram examinados a partir de Nestor Garcia Canclini, tendo-se invocado para falar de pos-modernidade autores como Fredric Jameson, Richard Sennet e Terry Eagleton. As hibridacoes aqui focalizadas nao se resumem a meros encontros de estilos e generos artisticos! Seu aspecto mais notavel diz respeito a como, nesses processos, sujeitos, geralmente pensados como destituidos de qualquer possibilidade de interferencia socio-cultural, colocam em destaque suas musicas (o caso da cumbia, que penetrou espacos sociais mais refinados, ou do tango e do chamame, que abandonaram seus redutos tradicionais e adentraram por outras faixas geracionais) e seus tracos (a figura da rainha Vitoria da Inglaterra representada com feicoes da etnia iouruba), inscrevendo-se em formas de expressao cultural associadas a grupos socialmente dominantes. Salientou-se que as producoes culturais hibridadas se notabilizam pela diversidade de estilos que congregam, pelas articulacoes possiveis entre tradicoes culturais distintas e por transgredirem sistematicamente as fronteiras do popular, erudito, primitivo, popularesco e midiatico, bem como do que se configurava como arte. Registrou-se, tambem, que as reconfiguracoes operadas nos processos de hibridacao nao decorrem, simplesmente, de intencionalidade transgressoras, criadoras ou constestadoras individuais. Por certo estao nelas presente decisoes de destacados gestores da cultura contemporânea, representados pelos controladores do mercado fonografico e das artes, de um modo geral, sendo, porem, necessario atentar, como destacou Canclini, para como essas formas hibridadas gestam-se nas ambivalencias da industrializacao e da massificacao globalizada dos processos simbolicos, bem como nos conflitos de poder que esses processos suscitam.

Referência(s)