Deus está no particular. Representações da experiência religiosa em dois documentários brasileiros contemporâneos

2006; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Cláudia Mesquita, Ismail Xavier,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Este trabalho investiga formas de representacao da experiencia religiosa pelo documentario contemporâneo brasileiro, privilegiando dois filmes realizados em fins dos anos 90 na cidade do Rio de Janeiro: Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999) e Santa Cruz (Joao Salles, 2000). Partimos do pressuposto de que mudancas significativas vem sendo observadas na dinâmica do campo religioso no pais - mudancas que caracterizam um progressivo pluralismo. Aqui, interessa indagar os filmes sobre sua atualidade, sobre as formas utilizadas para enfrentar, em suas representacoes, um momento novo. O que se busca, pois, e cotejar representacoes mobilizadas no audiovisual com os modos como a religiao impregna hoje a sociedade brasileira, e os usos e interpretacoes que dela se faz. O recorte tematico nos permitiu, de salda, contrapontos significativos com os filmes modernos (de meados dos anos 50 a meados dos anos 80) - que contribuiram, atraves do contraste, para o levantamento de principios formais muito presentes nos filmes atuais (como a pratica do enfoque particularizado e o uso da entrevista como estrategia de abordagem recorrente). Partindo desses tracos comuns, buscamos (atraves da analise pormenorizada dos filmes), contrastar Santo Forte e Santa Cruz noutros aspectos essenciais e, deste modo, contribuir para o estudo de distintas formas de representacao da experiencia religiosa pelo documentario no Brasil, contemporaneamente

Referência(s)