
Custos e preço de venda: um estudo em restaurantes à la carte
2011; UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2179-9164
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO presente estudo objetiva descrever a apuracao dos custos e sua relacao com a fixacao do preco de venda em restaurantes a la carte . Para contemplar tal objetivo, destacam-se os seguintes objetivos especificos: identificar como os custos/despesas variaveis sao apurados nas preparacoes; verificar como os custos/despesas fixas sao alocados nas preparacoes; e descrever como os precos de venda sao definidos. Quanto aos procedimentos metodologicos, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada a qual foi aplicada em tres restaurantes. Os mesmos foram analisados qualitativamente. Os resultados mostraram que os custos dos insumos sao apurados por todos os estabelecimentos, ja a alocacao dos custos indiretos nas preparacoes nao e uma pratica entre os restaurantes pesquisados. Observou-se que o sistema de custos deve ser adaptado a cada realidade, considerando o detalhamento necessario e os gastos oriundos da obtencao desse detalhamento, com vistas a relacao custo x beneficio. Para determinar o preco de venda, os restaurantes utilizam tanto metodos informais quanto metodos formais.
Referência(s)