Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Engajamento e intervenção sonora no Brasil no pós-1964: a ditadura militar e os sentidos plurais do show Opinião

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/pita.v2i1.8634780

ISSN

2237-387X

Autores

Kátia Rodrigues Paranhos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho aborda a importância histórica do show Opinião, encenado em dezembro de 1964, por meio das temáticas inseridas em seu roteiro, bem como seu repertório, como uma representação política de resistência à ditadura militar no Brasil. Enfatizo como características fundamentais desse musical a mistura de tradições culturais, a predominância do que Eric Hobsbawm designa “canções funcionais” (canções de trabalho, músicas satíricas e lamentos de amor) e a produção/criação artística dos atores/cantores Nara Leão (musa da Bossa Nova), João do Vale (compositor nordestino) e Zé Kéti (sambista carioca).

Referência(s)