Artigo Revisado por pares

Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"

2009; Linguagem: Português

ISSN

2639-6459

Autores

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho e resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante tres anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formacao do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vao se articulando escolhas e preferencias por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pode-se realizar um levantamento do repertorio de obras lidas, no periodo de 1998 a 2000, por alunos de 5a, 6a e 7a series, em tres modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma serie de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais sao as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior indice de aceitacao entre as obras pertencentes a modalidade de leitura proposta pela professora. A analise, pautada pela estetica da recepcao, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepcao da obra. Concomitante as obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos principios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliacao de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estetico, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercicio de comparacoes artisticas e culturais que o texto carrega.

Referência(s)