Artigo Revisado por pares

Revendo o gênero: a representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo

2013; Linguagem: Português

ISSN

2639-6459

Autores

Maria Alessandra Galbiati,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente trabalho propoe-se a analisar a forma pela qual a representatividade da mulher esta construida nos romances Rubyfruit Jungle (1973), da norte-americana Rita Mae Brown, e Hotel du Lac (1984), da inglesa Anita Brookner, abordados como Bildungsromane femininos contemporâneos. Ao se considerar o contexto socio-historico no qual as obras foram produzidas, observa-se que o novo papel da mulher neste cenario aponta uma mudanca na sua representacao cultural, fortalecendo a critica social quanto ao status tradicional feminino. Na busca pela afirmacao da individualidade e pela realizacao dos anseios pessoais, as trajetorias das heroinas Molly Bolt e Edith Hope sao marcadas por uma situacao ainda desfavoravel as mulheres, uma vez que a construcao do feminino acontece em ambientes desarmoniosos ou traumaticos, apresentando uma contradicao entre o espaco conquistado na sociedade contemporânea e sua respectiva representacao literaria. Assim, as autoras, ao estabelecerem uma especie de tradicao consciente com o paradigma do Bildungsroman, retomam de maneira critica os valores humanistas da Bildung germânica e problematizam a influencia explicita/implicita do pensamento patriarcal na construcao do feminino, oferecendo novas perspectivas. A capacidade de autoanalise das duas heroinas sobre sua posicao como sujeito no mundo e conscientizacao de sua diferenca sobressai-se. Por isso, seja na fase de despertar na adolescencia, seja num momento de renascimento pessoal na meia-idade, Molly e Edith escolhem os proprios valores do aprimoramento estetico-espiritual e da liberdade-responsabilidade no processo formativo. Entende-se que estas decisoes revelam-se formas de rejeicao das normas culturais pre-estabelecidas as mulheres, promovendo a escrita como caminho para a...

Referência(s)