Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Usando o paradigma de equivalência para aumentar a correspondência na fala de crianças com implante coclear na nomeação de figuras e na leitura

2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1678-7153.201528217

ISSN

1678-7153

Autores

Fernanda Luz Anastácio-Pessan, Ana Cláudia Moreira Almeida‐Verdu, Maria Cecília Bevilácqua, Deisy das Graças de Souza,

Tópico(s)

Language Development and Disorders

Resumo

Este estudo investigou os efeitos da formação de relações de equivalência entre palavras faladas, palavras impressas e figuras sobre a correspondência na fala de crianças com implante coclear em tarefas de nomeação de figuras e de leitura oral. Antes do estudo as crianças pronunciavam melhor as palavras quando liam do que quando nomeavam as figuras. Foram ensinados dois conjuntos de três relações entre palavras ditadas e as figuras correspondentes, entre as mesmas palavras ditadas e palavras impressas e entre sílabas ditadas e impressas. Sondas periódicas de nomeação das seis figuras e de leitura das palavras impressas, planejadas de acordo com um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos, eram realizadas antes e depois do ensino de cada tipo de relação condicional e do teste de formação de classes de equivalência de cada conjunto. As vocalizações na nomeação de figuras melhoraram progressivamente para cinco dos seis participantes ao longo do ensino do Conjunto 1 e para todos os participantes depois do ensino do Conjunto 2. Na leitura, as vocalizações também ficaram mais precisas. Os resultados estendem descobertas prévias sobre o potencial de procedimentos baseados no paradigma de equivalência de estímulos para a reabilitação da fala e da compreensão auditiva de indivíduos com implante coclear.

Referência(s)