Professores universitários afectivamente empenhados nas suas instituições: o "amor à camisola" radicado no sentido de justiça
2002; Catholic University of Portugal; Issue: 11 Linguagem: Português
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2002.91
ISSN2184-5638
Autores Tópico(s)Ethics in Business and Education
Resumo208 docentes de duas universidades e duas instituições politécnicas portuguesas descreveram as suas percepções de justiça e os seus níveis de empenhamento afectivo com as instituições em que trabalham. Os resultados sugerem que os docentes com maior sentido de “amor à camisola” são os que percepcionam que: a) os procedimentos decisórios e de promoção são imparciais e justos; b) são tratados com dignidade e respeito pelos seus superiores. A justiça na distribuição das tarefas e das recompensas não parece influenciar esse sentido de identificação emocional com a organização. Esta evidência sugere a necessidade de se alterarem procedimentos decisórios e de relacionamento entre distintos níveis hierárquicos para que se alcancem níveis superiores de empenhamento afectivo dos professores nas suas instituições. O assunto carece de especial atenção, pois a psicologia industrial/organizacional tem apontado, com ênfase assinalável, o efeito desse empenhamento numa grande diversidade de atitudes e comportamentos organizacionalmente relevantes. Quem sabe se o caminho aqui gizado não representará uma via (mais uma) profícua para os incrementos na tão “estrategicamente” propalada qualidade no ensino superior!
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