Artigo Revisado por pares

REPRESENTAÇÕES DA PERIFERIA NO CINEMA BRASILEIRO: DO NEORREALISMO AO HIPER-REALISMO

2012; Linguagem: Português

ISSN

2639-6459

Autores

Roberto Aparecido TEIXEIRA,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Analisamos nesta pesquisa cinco obras da producao cinematografica nacional: Rio, Quarenta Graus (1955), Rio, Zona Norte (1957), O assalto ao trem pagador (1962), Quanto vale ou e por quilo? (2005) e Tropa de Elite (2007). Todos esses filmes trazem, cada qual a sua maneira, as representacoes da periferia no cinema brasileiro. Alguns com claras preocupacoes politicas, outros mais engajados com o mercado cinematografico. Tomamos tais narrativas como porta de entrada para analise do pensamento social que lhes da origem e que permeia suas esteticas. Selecionamos essas obras como representativas de parte do pensamento social que nelas se encontra sob a forma de discursos variados sobre a questao “periferia”. A pesquisa divide-se em duas partes principais: a Parte I tem o objetivo de analisar as representacoes cinematograficas dos anos de 1950/60; a Parte II cumpre o mesmo percurso de analise sobre a producao dos anos 2000. Ao final, buscamos comparar os dois periodos historicos com o intuito de observar quais as mudancas ocorridas nas representacoes da periferia no cinema brasileiro em dois importantes momentos da historia do pais

Referência(s)