Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desempenho de Municípios Brasileiros em Relação à Estratégia de Investimento Público em Educação

2014; UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português

10.21527/2237-6453.2014.26.79-107

ISSN

2237-6453

Autores

Elisandra Henn Diel, Fábio José Diel, Sheila Jeane Schulz, Tânia Cristina Chiarello, Fabrícia Silva da Rosa,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O objetivo geral do estudo foi analisar o desempenho dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes relacionado à sua estratégia de investimentos públicos em educação e justifica-se pela importância da área da educação para o desenvolvimento social e econômico do país e o acompanhamento necessário que deve ter a alocação de recursos públicos. O método utilizado foi a análise envoltória de dados (DEA). O input foi o valor dos gastos com educação, e os outputs foram as matrículas por habitantes, o número de docentes, o número de escolas e a média de notas escolares. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de caráter documental e abordagem quantitativa dos dados analisados. Pode-se concluir que o grupo com maior eficiência é o grupo 5, onde apresentaram-se três cidades com o Score 1; ou seja, as cidades de Campinas – SP, Belém – PA e Salvador – BA, são consideradas 100% eficientes na alocação de recursos na educação. O grupo 5 obteve a maior parte dos municípios com alocação de recursos eficientes em mais de 50%, no montante de 12 municípios dentre a amostra total, o que corresponde a 85,7% dos municípios. Desses 12 municípios, 10 são capitais de estados brasileiros. Os demais grupos tiveram uma única cidade com 100% de eficiência cada.

Referência(s)