O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 07 Linguagem: Português
10.22409/mov.v0i07.115
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo discute a pratica da educacao inclusiva no contexto do ensino superior. Levanta-se a contradicao entre o que e dito por aqueles que formam futuros profissionais a respeito do que devam fazer enquanto tal uma vez formados, e o que e efetivamente feito por aqueles educadores em termos de sua propria pratica pedagogica. O artigo argumenta que a contradicao entre discurso e pratica no ambiente universitario e por vezes tal que acaba gerando a mesma exclusao teoricamente combatida em termos de discurso pelos proprios docentes. A autora finaliza discutindo alguns dos aspectos em que tais praticas excludentes podem ser verificadas e sugere um repensar, por parte dos docentes, a respeito de seu proprio papel como implementadores de uma educacao inclusiva, que por sua vez nao deve restringir-se apenas a niveis mais basicos de ensino, mas a toda a educacao. Palavras-chave: inclusao. Formacao profissional; docencia universitaria.
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