
Percepção dos usuários quanto ao desempenho de Sistemas de Informação em Secretarias de Finanças de três grandes municípios do Rio Grande do Sul
2009; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7177/sg.2006.sgv1n2a5
ISSN1980-5160
AutoresGiancarlo Marques De Moraes, Mauri Leodir Löbler, Débora Bobsin,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA funcao do gestor publico municipal passa por uma fase critica de responsabilidades e cobrancas por parte da sociedade. Neste sentido, cabe ao gestor definir metodologias e ferramentas de apoio a decisao, tais como indicadores contabeis, softwares de gestao integrada (ERP) e Sistemas de Informacoes Gerenciais ou Apoio a Decisao (SIG e SAD), buscando informacoes gerenciais de maior qualidade e abrangencia para que haja um melhor planejamento e uma maior compreensao das atitudes gerenciais e politicas. Este estudo possui como objetivo principal verificar o grau de satisfacao do usuario final dos Sistemas de Informacao das secretarias de financas de tres grandes municipios do Rio Grande do Sul. A pesquisa demonstrou que, apesar de ser ja uma pratica constante, nao e o simples uso de um sistema de informacao que possibilita o funcionamento satisfatorio de uma secretaria municipal de financas. A informatizacao deve ser seguida de um bom treinamento dos usuarios, independente do nivel hierarquico, bem como de um eficiente suporte tecnico que abasteca e sustente todo processo. Quanto mais ultrapassada a tecnologia utilizada, piores sao os indices de satisfacao entre os usuarios. Os sistemas nao-integrados possuem desvantagens consideraveis, principalmente em relacao a apresentacao e organizacao dos dados para o usuario final. A precisao e satisfacao com os calculos efetuados o indice de satisfacao ainda fica aquem do esperado. Nota-se que, independente da plataforma tecnologica utilizada, existe muita dificuldade na adequacao dos sistemas para as novas leis, como, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
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