Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica

2015; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11173710001

ISSN

1806-9126

Autores

Fernando Lang da Silveira, Márcia C. Barbosa, Roberto da Silva,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Ao enfrentar o desafio da criacao de poĺiticas de acesso ao ensino superior as nacoes se deparam com uma questao mais fundamental: como proceder a selecao daqueles que farao parte da sua elite intelectual? Entretanto este tema nao e novo. A China foi a primeira nacao a buscar uma solucao estruturada para ele. Em 605 d.C., durante a Dinastia Sui, foi criado o Exame Imperial que selecionava servidores publicos [1] para compor a elite intelectual do governo chines. Reconhecendo que a escolha de servidores publicos de alta patente deveria priorizar a excelencia, Thomas Taylor Meadows, que era consul de Guangzhou no sul da China, inspirando-se no modelo chines sugeriu a adocao de exames de selecao para o Imperio Britânico. Em 1806 iniciou o processo de selecao mediado por exames publicos para servidores de sua Majestade. No seculo XIX o sistema de educacao superior passou a enfrentar a questao da selecao. Napoleao buscando qualificar a formacao tecnica adotou o baccalaureat ou, como e hoje conhecido, o le bac, cuja aprovacao se tornou requisito para o ingresso nas grandes escolas francesas. No Reino Unido surgiu o General Certificate of Secondary Education (GCSE). Na China em 1952 foi criado o National Higher Education Entrance Examination, tendo 9,5 milhoes de candidatos em 2006. Nos Estados Unidos, entre os diversos instrumentos usados para selecionar estudantes, dois deles sao muito aceitos: o Scholastic Aptitude Test (SAT) e o American College Testing (ACT) criados respectivamente em 1926 e em 1959. O primeiro e mais voltado para habilidades cŕiticas e o segundo para deducao. O que difere, no entanto, o sistema americano daqueles usados no restante dos paises esta em que ingresso de um estudante se da em um processo multidimensional dependente de diversos fatores (media das notas no Ensino Medio, participacao em atividades sociais, desportivas, cientificas e culturais e cartas de recomendacao de professores) alem da nota em uma prova especifica. O peso de cada um destes itens e determinado pela universidade, propiciando uma diversidade entre os estudantes que ingressam no ensino superior nos Estados Unidos. A diversidade tem se mostrado um fator importante para o sucesso de sistemas educacionais e economicos. Ela rege o processo de selecao das grandes universidades americanas que primam por ter entre seus estudantes pessoas com perfis de formacao diversificados. A diversidade torna o sistema educacional daquele pais um sucesso, atestado nao somente pelo grande numero de ganhadores de premio Nobel, como tambem na gestao de empresas. Reconhecendo o poder da diversidade, grandes empresas hoje procuram atingi-la na sua producao comercial bem como no seu corpo tecnico e administrativo.

Referência(s)