A marginalia satírica nos cadeirais do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e Sé do Funchal
2005; Instituto de Estudos Medievais; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4000/medievalista.923
ISSN1646-740X
Autores Tópico(s)Religious Tourism and Spaces
ResumoOs cadeirais de coro medievais devem ser os locais em que a decoracao melhor espelha o cariz estremado e contraditorio da realidade religiosa e social da epoca. Na sua decoracao conflui pacificamente o sagrado e o profano, erudito e popular, o quotidiano e a lenda, numa serie de referencias historicas ancestrais. Esta tradicao desenvolve-se na marginalia que decorre nos locais mais escondidos como as misericordias, apoia-maos e platibandas de apoios dos livros corais, interpenetrando-se com a icnografia de cariz sacro, amplificada em locais mais destacados dos espaldares e coroamento superior. Estes espacos secundarios funcionam como deposito de temas populares, ao sabor da memoria dos artifices que livremente os esculpiam, transformado o cadeiral num imenso livro sagrado que se faz declinar como uma enciclopedia. Fechados aos olhares da sociedade, dao livre curso a toda uma tradicao satirica e popular em que o lema ridendo castigat mores se transforma tambem numa liberdade impar dos artifices deixarem a marca profana e popular tacitamente aceite pelas entidades religiosas. Nos dois unicos exemplares medievos que chegaram ate nos— o cadeiral do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e o exemplar da Se do Funchal, a gramatica das formas e anotacoes ao tempo e que se vivia convivem com este gosto do riso, na memoria de contos, proverbios e tradicoes orais que com elas se cruzam.
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