O processo ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática
2010; Linguagem: Português
ISSN
2639-6459
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo: O objetivo deste artigo e o de apresentar uma sintese de resultados de uma pesquisa de doutorado, concluida em marco de 2010 que foi desenvolvida seguindo orientacoes metodologicas de Romberg. Teve como proposito investigar a Geometria Euclidiana, numa abordagem dinâmica por meio da Geometria das Transformacoes a uma turma do 4 o semestre do curso de Licenciatura em Matematica na Universidade Estadual da Bahia – UNEB, tendo a pesquisadora como observadora e atuante no ambiente pesquisado. Para isso utilizou-se a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliacao de Matematica atraves da Resolucao de Problemas como um caminho para ensinar e aprender Matematica, em especial, a Geometria. Para a coleta de dados criou-se dois projetos de ensino e que foram aplicados nas disciplinas Didatica da Matematica e Laboratorio de Ensino de Matematica II, respectivamente. Na juncao dos dois projetos, depois de aplicados, concluiu-se que essa e mais uma pesquisa no contexto da Educacao Matematica que mostra as potencialidades que a metodologia de ensino adotada para se trabalhar em sala de aula oferece no sentido de incrementar a aprendizagem e melhorar os processos de ensino e aprendizagem, sobretudo o de Geometria. Palavras-chave: Didatica da Matematica. Formacao Inicial de Professores. Resolucao de Problemas. Laboratorio de Ensino de Matematica.
Referência(s)