Desempenho de empresas aéreas: uma análise mundial
2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Inglês
10.1590/jv5n3p6
ISSN2238-1031
AutoresElton Fernandes, Heloísa Márcia Pires,
Tópico(s)Transport and Economic Policies
ResumoResumo A competitividade das empresas aereas e um assunto de grande complexidade, muitos sao os fatores que definem a escolha de viagem de um passageiro ou decisao de envio de uma carga. Alguns desses fatores sao definidos pelos gestores das empresas aereas e outros nao sao controlaveis pelas empresas, dependem de fatores do ambiente externo a organizacao. Este artigo busca contribuir para o aumento do conhecimento da relacao passageiro e carga com a receita e lucro de empresas aereas, utilizando Analise Envoltoria de Dados e inferencia estatistica. Trata-se de uma analise multivariavel comparativa de uma amostra de empresas de varias localidades do mundo. Os resultados mostram a posicao das empresas em relacao a fronteira da eficiencia com respeito ao uso de suas demandas de passageiros e carga para produzir receita e a tendencia de relacao entre margem operacional e lucro liquido da amostra. A analise indica que muitas empresas devem buscar a melhoria do seu desempenho atraves do aperfeicoamento de seu portfolio de clientes, buscando uma combinacao de passageiros e cargas que produza maior valor agregado. A busca indiscriminada de clientes pode nao levar aos resultados esperados. Adicionalmente, se observa que existe uma razoavel relacao entre margem operacional e lucro liquido, o que fortalece a necessidade de controle dos custos para se obter resultados para os acionistas. Abstract The competitiveness of airlines is a subject of great complexity, many are the factors that define passenger choice of travel or decision of sending a cargo. Some of these factors are defined by airline managers and others are not controllable by airlines, they depend on external environment factors. This article seeks to contribute for the knowledge increase about the relation between passenger and cargo with airline revenue and profit, using Data Envelopment Analysis and statistics inference. So, it is about a multicriteria analysis of a sample of companies from several parts of the world. The results show the position of companies in relation to the efficiency frontier with respect to the use of its demands of passengers and cargo to produce revenue and the trend between operational margin and net profits of the sample. The analysis indicates that many companies must search for the improvement of its performance through the improvement of its portfolio of customers, searching a combination of passengers and cargo that produces better aggregate value. The indiscriminate search for customers will not lead to the waited results. Additionally, if it is observed that there is a reasonable relation between operational margin and net profits, this fortifies the necessity of the control of the costs to get results for the shareholders.
Referência(s)