
Mestre Alcuino e a formação da liderança carolíngia: uma análise de “Espelho de Príncipe”
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v3i1.19558
ISSN2179-8427
AutoresTerezinha Oliveira, Priscila Sibim,
Tópico(s)Hermeneutics and Narrative Identity
ResumoA educação transmitida por Alcuíno de York, importante mestre do século IX, evidencia propostas pedagógicas para a formação de dirigentes da dinastia carolíngia. Numa perspectiva moral, Alcuíno escreve sobre as virtudes e os vícios no Livro a respeito das virtudes e dos vícios para o conde Guido, no qual organiza os principais vícios que devem ser evitados pelo líder a fim de que primeiramente o líder saiba governar a si mesmo, para depois se tornar apto a governar outrem. Observadas suas influências, ele não só transmite regras baseadas na religião cristã, mas as fundamenta na filosofia antiga, cujo escopo é a tentativa de explicar o significado e a dialética existente entre as funções do corpo e da alma. Exatamente por essa obra possuir estas características foi considerada um modelo de “Espelho de Príncipe” pelos estudiosos do período
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