Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mestre Alcuino e a formação da liderança carolíngia: uma análise de “Espelho de Príncipe”

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v3i1.19558

ISSN

2179-8427

Autores

Terezinha Oliveira, Priscila Sibim,

Tópico(s)

Hermeneutics and Narrative Identity

Resumo

A educação transmitida por Alcuíno de York, importante mestre do século IX, evidencia propostas pedagógicas para a formação de dirigentes da dinastia carolíngia. Numa perspectiva moral, Alcuíno escreve sobre as virtudes e os vícios no Livro a respeito das virtudes e dos vícios para o conde Guido, no qual organiza os principais vícios que devem ser evitados pelo líder a fim de que primeiramente o líder saiba governar a si mesmo, para depois se tornar apto a governar outrem. Observadas suas influências, ele não só transmite regras baseadas na religião cristã, mas as fundamenta na filosofia antiga, cujo escopo é a tentativa de explicar o significado e a dialética existente entre as funções do corpo e da alma. Exatamente por essa obra possuir estas características foi considerada um modelo de “Espelho de Príncipe” pelos estudiosos do período

Referência(s)