Demanda por ticket aéreo na economia brasileira: uma análise de co-integração

2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Inglês

10.1590/jv5n3p4

ISSN

2238-1031

Autores

Patrick Franco Alves, Gustavo Varela Alvarenga, Carlos Henrique Rocha,

Tópico(s)

Transport and Economic Policies

Resumo

Resumo A demanda por transporte aereo esta diretamente relacionada aos ciclos economicos (domestico e internacional), as flutuacoes de moeda e câmbio e ao desempenho das economias. O desempenho do setor de transporte aereo pode ser utilizado para avaliar o grau de aquecimento da economia. Este setor, sendo altamente intensivo em capital e energia, e fundamental na cadeia produtiva de um pais, por relacionar diferentes areas. O presente artigo busca averiguar se ha uma relacao de equilibrio de longo prazo entre a demanda por tickets aereos no Brasil, seus precos, e indicadores macroeconomicos – tais como o PIB e o preco dos combustiveis. A analise centra-se na demanda das companhias aereas TAM, Gol (e VARIG) e Web Jet, as quais juntas concentram mais de 85% do mercado domestico de transporte de passageiros. Os resultados indicam que o crescimento economico e um dos fatores determinantes da pressao sobre a capacidade da infra-estrutura aeroportuaria, entretanto o parâmetro de longo prazo do preco e baixo, refletindo a predominância do viajante a negocios no transporte domestico de passageiros. Abstract The air transport demand is directly related to economic cycles (domestic and international), to the currency fluctuations and exchange and to the performance of economies. The airline industry performance can be used as a measure of the economic heating level. This sector is highly capital intensive and energy based, being an essential tool in a country’s production chain, as it relates different areas. This paper seeks to determine whether there is a long-term equilibrium between the demand for airline tickets, its prices, and macroeconomic indicators – such as GDP and fuel prices in Brazil. The analysis focuses on the demand of airlines TAM, Gol (and VARIG) and Web Jet, which together represents about 85% of domestic passenger transportation. Results states that economic growth is one of the key factors on airport infrastructure capacity pressure, however the long run price parameter has a low intensity, which reflects the business travel passenger type dominance in Brazilian air transportation.

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