Relação entre Valor de Mercado e Ativo Intangível na Bovespa
2013; Faculdade Meridional IMED; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18256/2237-7956/raimed.v3n3p239-251
ISSN2237-7956
AutoresE.P.S. Chaves, T. Pimenta Júnior,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoO valor de mercado das ações das empresas, negociados em bolsa, deve traduzir as expectativas dos investidores. E, muito embora os preços dessas ações estejam sujeitos à lei da oferta e da procura, diferentes métodos de avaliação, que utilizam diferentes indicadores contábeis, dados econômicos e interpretações subjetivas, podem gerar desvios no valor percebido das empresas. Este valor de mercado organizacional é conhecido como o preço da ação multiplicado pelo número das ações presentes para negociação. Esta equidade é uma questão de interesse para gestores contábeis, políticos e investigadores (Choi, 2000). É buscar a predição dos valores de mercado de empresas abertas, a partir das expectativas de valorização por parte dos acionistas. Para tanto é necessário entender a relação existente entre o retorno do ativo intangível e o retorno do valor de mercado das empresas da amostra, utilizada nos últimos cinco períodos, sendo esse o objetivo principal do trabalho. Este trabalho se enquadra numa pesquisa analítica, indutiva e básica (Collis; Hussey, 2005). Compreende uma pesquisa qualitativo-quantitativa na área de administração, finanças coorporativas e mercado financeiro brasileiro (Cherobim, 2003). Assim, responde-se à pergunta de pesquisa com algumas técnicas estatísticas, uma vez que o artigo não abrange todas as possibilidades de relações existentes entre as duas variáveis de forma estatística, mas tem forte capacidade de indicar a não predição do valor de mercado pelos ativos incorpóreos organizacionais. Palavras-chave: Ativos
Referência(s)