Artigo Revisado por pares

Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema Informatizado para Avaliação da Atuação do Docente Universitário: Apresentação de Resultados Parciais

2012; Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1989-0397

Autores

Wagner Bandeira Andriola, Cristiany Gomes Andriola, Alberto Sampaio Lima, Jefferson de Carvalho Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho relata o desenvolvimento de um sistema informatizado para a avaliacao da atuacao do docente da Universidade Federal do Ceara (UFC) em quatro dimensoes: planejamento e gestao das atividades de ensino; didatica empregada no desenvolvimento das atividades de ensino; comunicacao e interacao com os alunos; formas e uso dos resultados oriundos da avaliacao do aprendizado discente. Com esse objetivo elaborou-se um questionario composto por 26 perguntas versando sobre as quatro dimensoes ja mencionadas, que foi, posteriormente, pre-testado (analise semântica e analise metrica). A estrutura fatorial revelou tratar-se de um instrumento de medida unifatorial (fator extraido explica cerca de 30% da variância total, com cargas minimas de 0,35 dos 26 itens no referido fator), contando com elevada consistencia interna (alpha de Cronbach = 0,91). Com essas caracteristicas metricas o questionario passara, agora, a integrar um Sistema Informatizado para a Avaliacao da Atuacao do Docente da UFC nos cursos de graduacao.Palabras clave: Ensino superior, avaliacao educacional, avaliacao do docente universitario, tecnologias da informacao e da comunicacao (TIC). The work relates the development of a computerized system to evaluate the performance of the University teacher in four-dimensional teaching: planning and management of teaching activities; teaching methods used in the development of teaching activities; communication, attitude and interaction with the students; forms and uses of natives results from the evaluation of the learner learning. To do so, were developed 26 questions that also were subjected to qualitative (semantic validity) and quantitative (pre-test with a sample of 220 students)analysis. Later, with a sample dev732 students were determined the validity factor of the new instrument of 24 items (a factor explaining 27,15% of the total variance of scores them) and internal consistency (Alpha Cronbach = 0.88). Now, with the questionnaire developed it will be a test of a computerised system of evaluation of University teaching.Keywords: Higher education, educational assessment, evaluation of university teaching.

Referência(s)