Auto-imagem e sentimento de constrangimento
2005; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1980-8623
AutoresValdiney Veloso Goubeia, Theodore M. Singelis, Valeschka Martins Guerra, Walberto Silva dos Santos, Tatiana Cristina Vasconcelos,
Tópico(s)Motivation and Self-Concept in Sports
ResumoRESUMO O objetivo deste estudo foi conhecer a relacao entre os tipos de auto-imagem interdependente e independente (Singelis, 1994; Markus e Kitayama, 1991) e o sentimento de constrangimento experimentado em diversas circunstâncias sociais (Miller, 1992). Participaram 325 pessoas, a maioria do sexo feminino (65,7%); um terco era composto por membros da populacao geral e os demais eram estudantes; destes, 87,7% compreendiam estudantes universitarios e 12,3% secundaristas. Estes responderam individualmente o Questionario de Sentimento de Constrangimento e a Escala de Auto-Imagem. Os resultados indicaram que as diversas dimensoes de constrangimento se correlacionaram diretamente entre si, permitindo computar uma pontuacao total. Esta se correlacionou positivamente com a auto-imagem interdependente, ao passo que o fez negativamente com a auto-imagem independente. As mulheres, mais do que os homens, apresentaram maior pontuacao nas diversas dimensoes de constrangimento. Estes resultados sao discutidos a luz dos previamente publicados em culturas individualistas, sugerindo a consistencia da concepcao de que o sentimento de constrangimento pode ser explicado a partir da imagem que as pessoas tem de si mesmas. Palavras-chave: Constrangimento; auto-imagem; independencia; interdependencia.
Referência(s)