Artigo Produção Nacional

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA PESQUISA

2014; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2317-1839

Autores

Afonso Celso Scocuglia,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pedagogia da pesquisa (da pergunta ou da problematizacao) constitui alicerce central das propostas educacionais de Paulo Freire e encontra-se presente em toda a extensao da sua obra. Desde o “Metodo Paulo Freire”, publicizado em Educacao como pratica da liberdade, que parte da pesquisa do universo vocabular dos alfabetizandos, ate os ultimos escritos publicados em Pedagogia da autonomia ou Pedagogia da esperanca, a pergunta e a pesquisa ocupam seu nucleo central. Freire critica incisivamente a “pedagogia da resposta” que norteia as nossas aulas de aulas em todos os niveis. Tal critica e reiterada em Por uma pedagogia da pergunta, entre as reflexoes direcionadas a essa tematica. Por outro lado, a “problematizacao” pela via dialogica, ao contrario da “educacao bancaria”, caracteriza suas propostas em Pedagogia do oprimido. Ademais, o processo de aprendizagem e aquisicao de conhecimento (e de conscientizacao) e produzido, para Freire, pela problematizacao em torno do conteudo pesquisado e circunstanciado pelo curriculo educacional e este, por seu turno, encontra-se inserido no contexto social, politico e cultural vivenciado pelos educandos.

Referência(s)