Artigo Produção Nacional

O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã

2015; Brazilian Society of Chemistry; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5935/rvq.v7i3.1144

ISSN

1984-6835

Autores

Antonio Carlos Oliveira Guerra, Cássia Curan Turci, Tatiana V. Francisco, Fabiana Lopes dos Santos, Úrsula S. A. Rodrigues, Fernanda Rodrigues de Souza, Bruno Collin, Marcos Anderson A. S. Santos, Felipe D. da Conceição, Marcelo T. Lima, Edson D. Nóbrega Júnior, Paula Macedo Lessa dos Santos, Joaquim Fernando M. da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O Laboratorio Didatico de Quimica (LaDQuim) foi utilizado nos ultimos tres anos como um espaco nao formal para o desenvolvimento de atividades especificas de ensino em Educacao Cientifica. Trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensao, a equipe do LaDQuim vem interagindo com licenciandos, professores e alunos das escolas publicas do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo e propor e utilizar novas metodologias no ensino e aprendizagem de Ciencia/Quimica, sendo que a formacao cidada dos estudantes permeia todas as atividades, tomando-se como opcao metodologica o enfoque Ciencia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). O presente trabalho visa apresentar uma oficina realizada em um projeto de extensao do laboratorio, relacionando a importância da mineracao para a economia brasileira desde os tempos da colonizacao portuguesa ate os dias de hoje com topicos especificos como cristalizacao fracionada, condutividade de solucoes aquosas e testes de chamas. Estudantes de cinco escolas publicas participaram das atividades e os resultados sugerem que a oficina proposta e uma excelente forma de discutir temas em Quimica com os alunos, tais como teoria atomica, ligacao quimica e solubilidade. DOI: 10.5935/1984-6835.20150047

Referência(s)
Altmetric
PlumX