Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As representações semióticas nas provas de química no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil): uma aproximação à linguagem científica no ensino das ciências naturais

2011; Organization of Ibero-American States; Volume: 55; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35362/rie5511624

ISSN

1681-5653

Autores

Isauro Beltrán Núñez, Betânia Leite Ramalho, José Everaldo Pereira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as representações semióticas e o tipo de conversão de uma representação semiótica em outra privilegiado nas provas de vestibular de Química da UFRN, considerando a importância da linguagem como elemento-chave da habilidade de representar fenômenos químicos e suas transformações. As provas analisadas foram aplicadas nos processos seletivos de 1997 a 2009, totalizando 13 vestibulares, o que corresponde a 26 provas – 13 objetivas e 13 discursivas –, perfazendo um total de 275 perguntas. Os resultados mostram que, em geral, o uso de representações semióticas é uma das características desse tipo de avaliação. Dentre as representações, são privilegiados os enunciados, as fórmulas e as equações químicas. As representações gráficas (gráficos cartesianos e diagramas) ainda são pouco utilizadas e, entre as conversões de uma representação em outra, as mais usadas são as do tipo enunciado para equação química, e as menos usadas são as de equação para enunciado.

Referência(s)