Da busca pela natureza aos ambientes artificiais : reflexões sobre a escalada esportiva
2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-3171
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoInvestigar as relacoes estabelecidas na escalada esportiva em ambientes artificiais foi o objetivo deste estudo, tendo como ponto de partida para a analise o muro de escalada do GEEU (Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp), localizado na Faculdade de Educacao Fisica da Universidade Estadual de Campinas. Esta pesquisa refere-se a uma investigacao na area de estudos do lazer privilegiando uma abordagem sociocultural, respaldada no referencial da analise cultural proposta por Geertz (1989). A natureza desta pesquisa e qualitativa e foi desenvolvida, complementarmente, entre pesquisa bibliografica e pesquisa empirica, com a utilizacao de entrevistas semi-estruturadas e de observacao participante como recursos para obtencao dos dados. Foi possivel detectar a existencia de uma sociabilidade urbana no muro de escalada. Os membros do grupo se organizam, tentando conciliar estudos, escaladas e todas as atividades diarias, mantendo relacoes afetivas e dando sentido ao muro - lugar comum entre eles. Isso os diferencia e os toma singulares. Esses ambientes artificiais surgem como formas de conquista de espacos, tratando-se de uma opcao de escolha por um tipo de comportamento proprio de uma camada social. Os vinculos, as relacoes de amizade, ai estabelecidos, sao mais fortalecidos e duradouros, justamente pela relacao mais direta estabelecida com a pratica e com os outros escaladores. O GEEU, assim como outros grupos de escalada urbana que se formam, a cada dia, faz parte de um movimento de resistencia frente ao processo de racionalizacao e a desordem das cidades, manifestando inovacao e criatividade, preservando e promovendo a sociabilidade, como reacao ao individualismo. Na dinâmica do muro de escalada, os corpos escaladores manifestaram inumeras expressoes carregadas de sentidos, conduzindo a inumeras interpretacoes. Os corpos escaladores mostraram que o mesmo corpo que e supervalorizado, repleto de sentidos narcisista e hedonista pode, tambem, ser notado nao so por sua aparencia, mas, da mesma forma, ser um lugar de seducao e fascinio, criando lacos, celebrando prazer e criatividade, por intermedio de acordos esteticos. Os aspectos tecnica e forca, na escalada esportiva, sao tao requisitados quanto leveza e delicadeza, independentemente do genero. O corpo escalando, liberto em movimentacoes criativas, tensas, sublimes e sensiveis, repentinas ou planejadas, expressa sua subjetividade em um dialogo constante consigo mesmo, com outros corpos e com o aparato tecnologico. Este, por sua vez, apresenta-se como facilitador da pratica, mediando o corpo e a atividade. A tecnologia, portanto, nao e entendida apenas em seu aspecto funcional, mas tambem cultural, como uma logica sensivel aos fascinios, desejos e necessidades culturais. A aventura, nos muros artificiais de escalada, nao se liga ao desconhecido e ao perigo, contrariamente a isso, e vivida com base nos acontecimentos anteriores e posteriores a atividade; seus limites sao determinados com referencia a eles, sob seguranca calculada e completamente integrados ao cotidiano de tarefas, deveres e trabalhos academicos dos escaladores. A experimentacao ludica do corpo, em suas formas genuinas, e bastante perceptivel no muro, vivendo-se, com isso, novas emocoes, dando diferente conotacao as possibilidades de risco e perigo (praticamente inexistentes) e as sensacoes de prazer e medo. Apesar do tempo de lazer dos escaladores atrelar-se ao tempo das obrigacoes academicas e do trabalho, a logica dessas duas dimensoes nao estao igualmente marcadas pela produtividade e/ou rendimento. O muro nao e uma mera etapa. Nele manifesta-se um ritual, permeado pela etica do grupo e expresso por seu carater inclusivo. Foi possivel notar que os comportamentos, gostos e estilos dos escaladores do GEEU fazem parte do contexto das inumeras transformacoes na cultura urbana das grandes cidades de nossa contemporaneidade. Os muros de escalada, espalhados pelos diversos cantos da cidade, surgem nessa perspectiva: enquanto formas de inovacao e expressao cultural contemporânea, solidificados por uma politica de amizade Abstract
Referência(s)